Escreva aqui o que você procura:

Translate

05/03/2018

Constelações: mitologia grega e Bandeira do Brasil


Constelações são desenhos formados por um conjunto de estrelas que são vistos do planeta Terra. Estes planetas podem estar muito distantes umas das outras, mas aqui da Terra, elas parecem próximas.

Constelações: mitologia grega e Curiosidades

Órion e o Escorpião
Órion era um homem alto e bonito, filho de Posseidon, o deus do mar. O poeta grego Homero, na sua Odisséia, descreve Órion como um grande caçador que brandia sua maça de bronze. Apesar de toda a sua habilidade para a caça, Órion foi morto por um escorpião, em consequência de sua fanfarronice. Órion foi colocado no céu ao lado de Escorpião e a cada noite, o caçador foge para baixo do horizonte, quando o escorpião se levanta.
Escorpião foi enviado pela Mãe Terra que encarregou o animal de humilhar Órion, depois de ele vangloriar-se de que poderia abater qualquer animal selvagem.
Observação: as religiões cristãs conhecem o Cinturão de Órion como as Três Marias, ou os três reis magos.

... acima da cabeça do escorpião temos Libra e Vírgem.
Vírgem é a deusa grega da Justiça, que abandonou a Terra e voou para o céu quando o comportamento humano deteriorou-se. A vizinha Libra representa a balança da justiça. Virgem também é visualizada como Demeter, a deusa dos grãos, que segura uma espiga de trigo, representada pela estrela mais brilhante da constelação, Spica.

O Cruzeiro do Sul e Centauro
Na mitologia grega, o centauro (em grego, Kentauros, matador de touros) é uma
criatura com cabeça, braços e dorso de um ser humano e com corpo e pernas de cavalo. A partir do Cruzeiro do Sul podemos visualizar o grande Centauro, pois o Cruzeiro do Sul está nas patas traseiras do Centauro.

Como saber se estou vendo o Cruzeiro do Sul mesmo?
O Cruzeiro do Sul parece uma cruz. A estrela de cima chama Rubídea, a de baixo é a Estrela de Magalhães, a da direita é a Pálida e a da esquerda é a Mimosa. Para saber se você está mesmo olhando para o Cruzeiro do Sul, você deve tentar encontrar uma estrela chamada Intrometida entre a Pálida e a Estrela de Magalhães. Ou seja, o Cruzeiro do Sul tem a estrela Intrometida a sudoeste da cruz.

Como encontrar o Sul a partir do Cruzeiro do Sul?
Você deve medir com seu polegar e indicador o tamanho das estrelas mais distantes do Cruzeiro do Sul. Encontrando esta distância entre a Rubídea e a Estrela de Magalhães, siga reto para baixo 4 vezes e meia na direção de inclinação do cruzeiro. Quando encontrar este ponto, desça direto no horizonte para encontrar a posição exata do Sul.

Constelações e a Bandeira do Brasil
Na parte azul da Bandeira do Brasil podemos encontrar o Cruzeiro do Sul e o escorpião, mas estas constelações estão invertidas, como se estivéssemos olhando o planeta Terra de fora e as estrelas estivessem fixas em volta da Terra... o que obviamente não acontece.
bandeira_astronomica_astropt.org


Dica: Instale aplicativos no seu celular para te ajudar a encontrar as constelações no céu noturno.
Um app que eu gosto muito é o Star Walk 2: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.vitotechnology.StarWalk2Free&hl=pt_BR 

Um comentário: