Escreva aqui o que você procura:

Translate

19/02/2018

Universo: conceitos básicos

Universo: conjunto de tudo que existe.
Astros: todos os corpos celestes encontrados no Universo (como, por exemplo, planetas e estrelas).
Estrelas: astros que emitem luz e calor.
Sol é o nome da estrela que está mais próxima ao planeta Terra e está no centro do Sistema Solar e  possui 99% da massa do Sistema Solar. O Sol emite luz e calor ao unir dois átomos de hidrogênio para formar átomos de hélio. A energia liberada nesta reação de fusão é a fonte de luz e calor dentro do nosso Sistema Solar. Assim, a presença do Sol aquece os planetas próximos a ele nos permite ver os astros do nosso Sistema Solar.
O nosso Sistema Solar é composto por 1 estrela, 8 planetas com seus satélites naturais e anéis, 5 planetas anões, asteroides e cometas.
Planeta é um astro aproximadamente esférico que gira em torno de uma estrela e não emite luz, mas a reflete. Ele deve ser o corpo dominante em sua trajetória, ou seja, enquanto gira em torno da estrela, o planeta não costuma encontrar astros em sua órbita. No Sistema Solar, os planetas giram em torno do Sol aproximadamente no mesmo plano e no mesmo sentido.
Os oito planetas do Sistema Solar são Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno. Os Quatro primeiros planetas são rochosos e os quatro últimos são gasosos. Júpiter é o maior e Mercúrio é o menor.
Satélites naturais, também conhecidos como luas (com "l" minúsculo) são astros que giram em torno de um astro maior que eles. Assim como os planetas, eles não emitem luz, apenas a refletem. Estes satélites são formados por rochas e gelo. Alguns satélites têm atmosfera, como Titã, o maior satélite natural de Saturno.  Dos oito planetas do Sistema Solar, apenas Mercúrio e Vênus não possuem satélites naturais. A Lua (com "L" maiúsculo) é o satélite natural que gira ao redor da Terra.
Um planeta-anão (ou planetoide) é um astro arredondado que gira em torno de uma estrela, mas que encontra outros astros em sua trajetória. Hoje são conhecidos 5 planetas-anões no Sistema Solar: Ceres, Plutão, Haumea, Makemake, Éris. A órbita de Ceres se localiza entre Marte e Júpiter. Os outros  quatro planetas-anões estão além da órbita de Netuno. Os planetas-anões são formados por rochas e gelo, e alguns deles possuem satélites naturais. Os planetas-anões Plutão e Éris têm atmosfera.
Asteroides são fragmentos rochosos e metálicos menores que a Lua. A maioria dos asteroides conhecidos localiza-se no Cinturão de Asteroides (região entre as trajetórias de Marte e Júpiter) e no Cinturão de Kuiper (região localizada após a trajetória de Netuno).
Cometas são compostos por gelo misturado com poeira e giram em torno do Sol se aproximando e se afastando dele. Quando o cometa se aproxima do Sol, o cometa derrete parcialmente, formando duas caudas: uma de gás e outra de poeira.

Referência bibliográfica:
Livro de Ciências 6º ano, Projeto Araribá. Autora: Maíra Rosa Carnevalle. Editora Moderna
Atividade
1. Faça um desenho do Sistema Solar, colocando o nome de todos os astros em ordem de proximidade do Sol.
2. O que é o Universo?
3. O que são astros?
4. O que são estrelas?
5. Qual é o nome da estrela que fica mais próxima do nosso planeta?
6. Qual é a composição do nosso Sistema Solar? 
7. O que é um planeta?
8.Planetas emitem luz? 
9. Qual é a ordem dos planetas do Sistema Solar, do mais próximo do Sol até o mais distante?
10. O que são satélites naturais? 
11. Quais planetas do Sistema Solar não possuem satélites naturais?
12. O que é um planeta-anão?
13. Quais são os 5 planetas anões do nosso Sistema Solar e aonde eles se localizam?
14. O que são asteroides?
15. Quais são e aonde ficam os dois Cinturões do nosso sistema Solar?
16. O que são cometas?
17. Como são formadas as caudas dele? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário