Escreva aqui o que você procura:

Translate

19/02/2018

Planetas e os deuses gregos e romanos

Planetas são corpos que mudam de posição no céu com o decorrer do tempo, se movendo por entre as estrelas. Estes planetas receberam nomes de deuses gregos, mas hoje os conhecemos pelos nomes dados pelos romanos:
Observação: note que a palavra "deus" escrita com letra minúscula se refere a qualquer deus de qualquer religião. Entretanto, o nome do deus do cristianismo é Deus (com letra maiúscula), assim como Alá é o nome do deus do islamismo. O Sol em grego é chamado Hélios e a Lua é chamada de Selene; também conhecidos por serem astros que se movimentavam no céu.
Atualmente, desde 2006, a União Astronômica Internacional (2006) define que um planeta precisa ter três características: estar em órbita do Sol, ter massa suficiente para se tornar aproximadamente esférico, tenha limpado sua órbita e não encontre objetos em sua órbita.

Mercúrio (Hermes): deus mensageiro, têm asas nos pés, recebeu este nome por ter a translação mais rápida (demora 88 dias para dar uma volta completa em torno do Sol). É o menor planeta do Sistema Solar.
Vênus (Afrodite): a deusa do amor e da beleza. É o primeiro astro a brilhar no céu à noite, popularmente conhecido como "estrela d'alva", embora não seja uma estrela.
Terra (Gaia): mãe dos deuses.
Marte (Ares): o deus da guerra (por ser vermelho, não pela sua temperatura (-63ºC), pois como ele fica mais distante do Sol, tem a temperatura mais fria que a da Terra)
Júpiter (Zeus): pai dos deuses, recebeu este nome por ser o maior planeta do Sistema Solar
Saturno (Cronos): deus gigante, pois é lento em sua translação (demora 29 anos para dar uma volta completa em torno do Sol). É famoso por seus anéis.
Urano: deus do céu, recebeu este nome por ser azul.
Netuno: deus dos mares e águas, também recebeu este nome por ser azul.

Fontes:
ABC da Astronomia Planetas: https://www.youtube.com/watch?v=sJyUxcYR3UA&t=3s
Sistema Solar: https://www.youtube.com/watch?v=aJhEMg934TU

Nenhum comentário:

Postar um comentário